GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Agropecuária puxa economia brasileira

2-06-2017

O crescimento de 13,4% do PIB da agropecuária no primeiro trimestre deste ano, em relação ao anterior, é a recuperação daquilo que perdemos no ano passado, disse Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ao comentar o resultado do Produto Interno Bruno, de janeiro a março, divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB do Brasil avançou 1% no período, na comparação com o quarto trimestre de 2016.

A agropecuária foi o principal destaque, tendo registrado a maior expansão em mais de 20 anos. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. A safra recorde de grãos 2016/2017 ajudou a impulsionar o resultado. O clima favorável é o principal fator para o aumento da produção. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 232 milhões de toneladas de grãos neste ciclo agrícola.

"Foram mais de 30 milhões de toneladas de grãos que perdemos no ano passado por problemas de frustração de clima", assinalou o ministro. "Quando você tem maior volume de mercadoria, há mais fretes, aumento do consumo de combustíveis e pneus, mais pessoas empregadas e maior procura por serviços."

De acordo com Maggi, o bom desempenho da agropecuária tem reflexos em todo a economia. "Indiretamente, a agricultura impulsiona a economia porque tem um volume maior de produção. Até com preços menores que o ano passado. Se tivéssemos mantido os mesmos preços do mercado internacional de 2016 com a produção que temos, talvez alcançássemos um crescimento em torno de 17%".

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa via Aduaneiras

Artigos Relacionados: Sem OMC, custo das exportações brasileiras aumentaria 120%, diz CNI China e commodities lideram aumento das exportações brasileiras Dólar dispara e impacta importações e exportações brasileiras Exportações brasileiras crescem acima da média mundial Bovespa tem 9º alta seguida e renova recorde; entenda o que está puxando a alta Indústria e comércio ajudaram economia a crescer no 3º tri, diz monitor do PIB da FGV Laboratório de Competitividade vai apontar caminhos para o desenvolvimento da economia nacional Incertezas travam a logística da safra brasileira FMI melhora projeções para economia brasileira e prevê expansão de 0,7% em 2017 Impactos do furacão Harvey nas cargas brasileiras
economia Agropecuária

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.