Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

APM e Porto de Itajaí simulam emergência

APM e Porto de Itajaí simulam emergência
31/08/2016

Após cair da empilhadeira um container com produtos perigosos, ocorre o vazamento de um produto químico de alta periculosidade, com formação de nuvem de vapores tóxicos e inflamáveis. O episódio somou seis vítimas, duas externas e quatro internas, uma das quais faleceu. Trágico, se não fosse um cenário criado para a simulação de uma emergência na área primária doPorto de Itajaí.

itajai_simulado3

Da sala de comando, localizada no edifício-sede da APM Terminals, representantes da Autoridade Portuária, da arrendatária do terminal, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros monitoravam a situação e acompanhavam a hipotética evacuação de ruas, prédios, lojas, escolas e shopping centers na proximidade de 800 metros do local do acidente. Em função dos ventos, o suposto vazamento atingiu o Centro da cidade, mas se dissipou rapidamente.

“A realização de exercício simulado é fundamental, pois permite aperfeiçoar nossas práticas de atendimento e agilidade na resposta a emergências”, diz Ricardo Arten, diretor superintendente da APM Terminals no Brasil.

O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior, explicou ainda que a simulação promove não apenas o preparo de todos os integrados, mas a organização de todos os agentes envolvidos. “O exercício promoveu a integração das entidades públicas com os colaboradores do Porto e terminais para a atuação em situações de emergência”.

O exercício simulado de campo atende as proposições do PEI (Plano de Emergência individual) e PCE (Plano de Controle a Emergência) do Porto de Itajaí e da APM Terminals, além de atender ao PA (Plano de Área) e ao PAM (Plano de Auxilio Mútuo) para treinamento e avaliação de suas equipes de resposta a emergências e cumprimento de requisitos junto aos órgãos ambientais e Ministério do Trabalho.

itajai_simuladoq

Além dos colaboradores do Porto, APM Terminals e demais terminais portuários, participaram também da atividade o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil de Itajaí e de Santa Catarina, a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, a praticagem e servidores de instituições como Policia Militar Ambiental, Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Fundação do Meio Ambiente do Itajaí (FAMAI), Coordenadoria de Transito (CODETRAN), Ecosorb, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fonte: Guia Marítimo