Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Aprovada atualização do Regulamento de Exploração Portuária do Porto do Rio Grande

Aprovada atualização do Regulamento de Exploração Portuária do Porto do Rio Grande
28/09/2018

A atualização do Regulamento de Exploração do Porto do Rio Grande, realizada em atendimento à Portaria 245/2013, antiga SEP/PR, atual Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, foi aprovada e tornada pública nessa terça-feira (25), durante uma reunião de encerramento dos trabalhos entre a SUPRG e a empresa responsável pela execução do projeto. Durante o encontro, o superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, assinou a Ordem de Serviço que relata formalmente a aprovação do documento.

Por meio de uma licitação, a empresa Ernst & Young foi contratada para a elaboração do documento, tendo como tempo de desenvolvimento um período de cinco meses. O trabalho foi entregue em etapas quinzenais, em que cada ação contou com a participação e apoio da comunidade portuária e validado por corpo técnico especializado da SUPRG. “Uma preocupação que sempre esteve presente no projeto era que não nos limitássemos a criar um documento e sim construíssemos práticas de gestão portuária. Documento é o final, não o meio. O conhecimento, a prática atual, as boas práticas de mercado é o que a gente buscou retratar na elaboração deste documento”, relatou Luciano Hoeltz, gerente do projeto pela empresa Ernst & Young.

O trabalho será publicado no site do Porto do Rio Grande e no Diário Oficial da União, para que, qualquer pessoa tenha acesso ao material público. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado por uma das consultorias mais respeitadas do mundo. O novo REP auxiliará a ampliar as potencialidades do principal porto gaúcho, gerar competitividade e buscar novos projetos que irão gerar emprego e renda”, concluiu o superintendente Janir Branco.

O que é o REP?

O Regulamento de Exploração Portuária (REP) é um documento que estabelece diretrizes de utilização portuária, como por exemplo, a utilização das instalações portuárias de uso público, utilização de exploração comercial do porto, suas capacidades e formas de movimentação, entre outros.

Fonte: Portos e Navios

Foto: Porto do Rio Grande