Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Autoridades da área de transportes comemoram Dia Mundial da Água

Autoridades da área de transportes comemoram Dia Mundial da Água
23/03/2017

Para comemorar o Dia Mundial da Água, o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, abriu as discussões desta quarta-feira (22) nos “Diálogos Hidroviáveis”, evento que reúne os principais atores interessados no desenvolvimento de hidrovias em Brasília.

Ele ressaltou essa interação próxima como marca do Governo Federal, que tem possibilitado ações estruturantes para o setor. “Com muito diálogo foi possível garantir empreendimentos como os derrocamentos do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, e de Nova Avanhandava, no Rio Tietê, a dragagem do Rio Madeira e o incremento da indústria naval, na qual foram construídas 227 embarcações com incentivo federal”, enumerou.

Na ocasião, o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, lembrou a importância de uma abordagem logística multimodal. “Nossos rios têm grande potencial, e é preciso colocarmos a ‘mão na massa’ para desenvolvê-los como hidrovias e aumentar a competitividade dos nossos produtos”, enfatizou.

Os destaques desta quarta-feira nos debates foram os gargalos operacionais, a ampliação do transporte de passageiros como incentivo ao turismo, os desafios da regulação do setor e parcerias para investimentos. O evento, de iniciativa conjunta dos ministérios dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Meio Ambiente, Agricultura e Integração Nacional, é uma realização da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária – FENAVEGA.  As discussões, que incluem instituições como Marinha do Brasil, Tribunal de Contas da União, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Pará e transportadores, continuam até quinta-feira (23).

Confira abaixo a fala do Ministro Maurício Quintella.

Fonte: ASCOM/DNIT