Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Empresários temem nova delimitação do Porto de Vitória

Empresários temem nova delimitação do Porto de Vitória
11/05/2016

A superintendente do Centrorochas, Olivia Tirello, explicou que, pelo o que foi apresentado até agora, a configuração futura vai incluir a Bacia de Evolução (local de manobra de embarcações), de Praia Mole e áreas de fundeio (onde o navio lança âncora) do Porto de Vitória.

“Nosso receio é que após definido o novo traçado venha a ser cobrada alguma tarifa”, ressalvou Olivia.

De acordo com Olivia, qualquer taxa vai representar aumento de custos para o armador – transportador marítimo –, que inevitavelmente irá repassar para quem contrata o frete, reduzindo a competitividade dos produtos capixabas. Em termos de aumento de valores ou percentuais, entretanto, ela não soube estimar.

O presidente do Sindiex, Marcilio Machado, também ponderou os impactos, e destaca que o Espírito Santo já vem perdendo posições para outros estados brasileiros pela falta de infraestrutura logística.

“O novo traçado da poligonal do porto público é importante para o desenvolvimento local e de áreas privadas, mas é necessário não termos surpresas futuras, principalmente em relação aos custos para as empresas do setor”, disse.

Na tentativa de ter mais clareza sobre as implicações que o novo desenho da poligonal pode representar, o Sindiex e o Centrorochas enviaram um documento, na última semana, questionando aos órgãos competentes os pontos em questão.

Para a reportagem, a Secretaria de Portos (SEP) esclareceu que o processo de revisão da poligonal do Porto de Vitória está em fase de consultas públicas. “A previsão é que a publicação do novo traçado aconteça em 40 a 70 dias”, informou a SEP, por meio de nota.

Quando questionado sobre a possibilidade de cobrar taxas, o órgão portuário disse apenas que “a cobrança por serviços realizados nos portos – boias de iluminação, faróis, monitoramento de navios por satélite, entre outros – não é assunto tratado pela SEP ao determinar o traçado de uma poligonal”.

O presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro, acrescentou que não há discussões em curso sobre cobrança. “A avaliação do que deve compor a área do porto organizado é tão somente sobre o aspecto legal e do que faz parte da responsabilidade legal da Autoridade Portuária”, falou.

A diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Codesa, Mayhara Chaves, explica que a redefinição das poligonais acontece em todo o país e faz parte dos critérios estabelecidos pela nova Lei dos Portos (12.815/13). “A revisão busca atualizar os limites do porto, já que, por terem sido desenhados há algumas décadas, estão incompatíveis com a nova lei”, afirmou.

Fonte: G1 via Brazil Modal