GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

EUA superarão Brasil nas exportações de etanol no semestre

25-08-2011

Os Estados Unidos provavelmente superarão o Brasil como maior exportador mundial de etanol no segundo semestre do ano, disse a Administração de Informação da Energia dos EUA na quarta-feira.

Nos cinco primeiros meses de 2011, as exportações norte-americanas de etanol mais do que duplicaram em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a agência.

‘Para o restante de 2011, é provável que os Estados Unidos superem o Brasil como maior exportador mundial de etanol, devido à recente escassez de oferta e o alto preço do açúcar resultante disso no Brasil’, disse a AIE em seu relatório semanal sobre petróleo.

Com o etanol dos EUA feito de milho relativamente menos custoso, os produtores norte-americanos têm conseguido penetrar em mercados antes abastecidos pelo Brasil.

Além disso, os norte-americanos também se beneficiaram da decisão brasileira de suspender seu imposto de importação ao longo de 2011, que era de 20 por cento, e da redução das tarifas europeias para o etanol adicionado à gasolina.

O Brasil, com uma escassez do produto, tem importado alguns carregamentos de etanol dos EUA.

Mas olhando para além deste ano, as políticas federais e estaduais dos EUA podem levar a um aumento nas importações do etanol de cana brasileiro, considerado avançado, disse a agência.

O Padrão de Combustível de Baixo Carbono, da Califórnia, estabelece um valor de carbono inferior para o etanol de cana, em relação ao etanol de milho, o que dá à indústria de combustível um maior incentivo para o uso do produto brasileiro –ao mesmo tempo que importa, o Brasil exporta o biocombustível aos EUA, pelo prêmio recebido pelo etanol avançado.

O mandato federal para o combustível renovável também classifica o etanol de cana como um biocombustível avançado.

Como a produção de etanol de celulose, outra forma de biocombustível avançado, não deve alcançar muito num futuro próximo, o etanol brasileiro pode preencher essa lacuna, disse a AIE.

‘Neste contexto, não é difícil antever um cenário em que os Estados Unidos continuem a exportar etanol de milho para o Brasil, e ao mesmo tempo importando etanol de cana do Brasil para cumprir as exigências (…) da Califórnia e federal.’

Fonte: Reuters

Artigos Relacionados: Tufão atinge navio vindo da China para o Brasil e causa queda de contêineres no mar Acordo com EFTA poderá gerar aumento de US$ 12 bilhões no fluxo de comércio do Brasil em 15 anos Parceria comercial entre Brasil e Japão pode sair ainda este ano Brasil e China concordaram em reforçar intercâmbios Exportações para os EUA têm como destaque participação de 66,5% dos produtos manufaturados Sem OMC, custo das exportações brasileiras aumentaria 120%, diz CNI Portos brasileiros vão crescer 3,5% em 2019 Certificado de origem digital será exigido nas exportações para a Argentina a partir de abril Soluções inovadoras começam a aportar no setor aquaviário brasileiro para auxiliar operações Exportações e importações em alta fazem do Rio segundo maior estado exportador do País
EUA superarão Brasil nas exportações de etanol no semestre

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.