Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Furacão Matthew deve chegar na Flórida entre hoje e amanhã

Furacão Matthew deve chegar na Flórida entre hoje e amanhã
06/10/2016

O furacão Matthew, de categoria 3, cruzou a Ilha das Bahamas em direção a Flórida, nos Estados Unidos, com ventos máximos de 185 km/h, e espera-se que aumente sua força na medida que se aproxime da costa americana, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês).

O Matthew avança em direção ao noroeste a uma velocidade de 17km/h e que o olho do furacão se encontra 160 quilômetros ao sul-sudeste de Nassau, capital das Bahamas, e 480 quilômetros do sudeste de Palm Beach (Flórida), afirmou o NHC.

Embora o furacão, que chegou a ser de categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, foi se debilitando, o NHC espera que recupere força ao longo do dia e chegue a categoria 4 (com ventos de entre 210 e 249 km/h) ao chegar na Flórida pela noite.

Segundo um padrão provável de trajetória, “o Matthew deveria passar perto das ilhas Andros e Nova Providência, no nordeste das Bahamas, logo pela manhã, depois de Grande Bahama e se aproximará da costa leste da Flórida entre hoje e amanhã”.

Permanece ativo um aviso de furacão para a faixa de 600 quilômetros que se estende desde Golden Beach até Fernandina Beach, no litoral nordeste da Flórida, assim como no Lago Okechobee, ao norte do Condado de Miami-Dade.

Está ativo também um aviso de furacão para o sudeste, centro e noroeste das Bahamas.

Segue em vigor, além disso, uma advertência de furacão desde Fernandina Beach até Edisto Beach, na Carolina do Sul.

O furacão, que já passou pelo Haiti e Cuba, países que já removeram os avisos e alertas pelo ciclone, está causando chuvas torrenciais, fortes ventos e inundações nas zonas onde tocou terra, além de perigosos deslizamentos.

Fonte: Exame