GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Governo cria sistema para identificar barreiras comerciais às exportações

13-11-2017

As barreiras comerciais contra produtos brasileiros passarão a ser monitoradas pelo governo federal. O decreto assinado pelo presidente Michel Temer que institui o Sistema Eletrônico de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras) foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (10).

De acordo com o decreto, o SEM Barreiras terá por objetivo "a comunicação acerca da existência de barreiras comerciais externas impostas às exportações brasileiras". As informações do SEM Barreiras estão disponíveis na página eletrônica sembarreiras.gov.br.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), países em desenvolvimento perdem cerca de US$ 23 bilhões anualmente, o equivalente a cerca de 10% de suas exportações para o G20, por conta de barreiras não tarifárias. A quantidade de barreiras cresceu de 3,3 mil em 2013 para 3,5 mil em 2016, Organização Mundial do Comércio (OMC).

Vários órgãos da administração federal participarão do sistema: os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"A gestão do SEM Barreiras será exercida pelos ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", diz o decreto.

Os órgãos e as entidades da administração federal, que integram o sistema, deverão analisar as informações prestadas pelos usuários "com vistas à identificação de barreira externa; definir e executar ações para superar barreira externa identificada ou para mitigar seus efeitos, quando possível; e monitorar a situação de barreira externa identificada", acrescenta.

Fonte: Agência Brasil via Aduaneiras

Artigos Relacionados: Dólar dispara e impacta importações e exportações brasileiras Brasil precisa investir R$ 600 bi para não ficar refém do transporte rodoviário Porto de Santos deve levar 10 dias para voltar ao normal Analistas - Tributários paralisam atividades por mais duas semanas Porto de Paranaguá tem aumento de 14% na movimentação Porto de Santos define plano para receber navios de 366 metros Canal do Panamá aumenta limites de porta-contêineres para impulsionar o comércio Antaq reúne-se com CNI e entidades setoriais para discutir temas afetos ao comércio exterior nos por Destaque para a movimentação de contêineres no cais do Porto Novo Responsabilidade socioambiental e dificuldades para licenciar dragagem abrem debates do Ecobrasil
exportacoes Sistema SEM Barreiras

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.