GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain para o comércio global

17-01-2018

A maior empresa de transporte marítimo de contêineres A.P. Moller-Maersk está se juntando à IBM para criar uma plataforma de negociação de todo o setor que diz que pode acelerar o comércio e poupar bilhões de dólares.

O setor marítimo global teve pouca inovação desde que os contêineres foram inventados na década de 1950, e o comércio marítimo ainda produz uma enorme quantidade de papel e burocracia.

O sucesso da plataforma, que estará disponível para o indústria de transporte marítimo por volta de meados de 2018, depende da capacidade da Maersk e da IBM de convencerem transportadoras, os agentes de carga, autoridades portuárias e aduaneiras a aderirem.

A tecnologia blockchain é o sistema por meio do qual funcionam as moedas virtuais, como o bitcoin, e permite o compartilhamento de dados em uma rede computadores individuais.

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, disseram as empresas.

O transporte de produtos refrigerados da África Oriental para a Europa pode envolver cerca de 30 pessoas e organizações e mais de 200 comunicações diferentes, de acordo com Maersk.

A papelada e a burocracia podem responder por até um quinto do custo total de transporte por contêiner.

Autoridades alfandegárias e portuárias nos Estados Unidos, Cingapura, Holanda e da província chinesa de Guangdong mostraram interesse em usar a plataforma e algumas outras empresas de transporte marítimo também estão interessadas, disse em entrevista o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc.

Fonte: Reuters

Artigos Relacionados: Analistas - Tributários paralisam atividades por mais duas semanas Burocracia trava comércio exterior, aponta estudo Porto de Paranaguá tem aumento de 14% na movimentação Porto de Santos define plano para receber navios de 366 metros Mercosul e União Europeia podem fechar acordo de livre comércio Canal do Panamá aumenta limites de porta-contêineres para impulsionar o comércio Mudanças na fiscalização vão agilizar liberação de cargas Terminais do Porto vão recorrer ao STF contra cobrança do IPTU Antaq reúne-se com CNI e entidades setoriais para discutir temas afetos ao comércio exterior nos por Destaque para a movimentação de contêineres no cais do Porto Novo
Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain para o comércio global

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.