Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Marcos Pereira assina protocolo para a realização do Fórum Econômico Mundial em SP

Marcos Pereira assina protocolo para a realização do Fórum Econômico Mundial em SP
13/11/2017

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, esteve em São Paulo para a assinatura do protocolo de intenção para a realização, no ano que vem na capital paulista, da edição latino-americana do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Também assinaram o documento o governador do estado Geraldo Alckmin, prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, e a diretora do Fórum para a América Latina, Marisol Argueta de Barillas.

O Fórum Econômico Mundial em São Paulo vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 de março do ano que vem e irá abordar, entre outros assuntos, a chamada “indústria 4.0”, que é a quarta Revolução Industrial, tema também que servirá de base para o encontro de Davos (Suíça).

O ministro, que esteve pessoalmente envolvido nas tratativas para que o evento fosse realizado no Brasil, afirmou tratar-se de uma oportunidade ímpar para que o país seja protagonista de um dos principais encontros econômicos do mundo. Marcos Pereira iniciou as tratativas deste assunto com Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial, em janeiro deste ano, quando participou do evento em Davos. Ao longo do ano, as negociações seguiram com Marisol Argueta de Barillas.

“Fico muito orgulhoso que o WEF Latin America será sediado no próximo ano em São Paulo. O governo brasileiro está empenhado em receber todos os representantes dos governos da América Latina e também do setor produtivo e acadêmico em nossa cidade”, disse Marcos Pereira.

“Não tenho dúvida que vai ser um grande encontro com temas da maior relevância, que são desafios para todos. Como é que serão os governos, as lideranças, e o impacto da governança dos países, dos estados e dos municípios. O que isso interfere na iniciativa privada, no emprego e na atração de investimentos. É uma pauta muito bem elaborada e muito importante”, disse Alckmin.

O evento

O protocolo de intenções formaliza as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas. A partir disso, também determina a criação de um grupo de trabalho com representantes dos signatários e de outras instituições relevantes. O objetivo é coordenar, apoiar e programar os preparativos para a realização do evento.

O WEF Latin America , também conhecido como “mini Davos”, volta para o Brasil após sete anos. Na última vez, em 2011, foi sediado na cidade do Rio de Janeiro. O encontro em São Paulo servirá como plataforma de exploração para três diferentes percursos:  ‘A Promoção de uma Liderança Responsável e de uma Governabilidade Ágil’, ‘A Garantia de Progresso Econômico para Todos’ e o ‘Potencial Aproveitamento da Quarta Revolução Industrial’.

O programa incluirá mais de 50 sessões pensadas para que os Chefes de Estado possam tratar questões estratégicas. Serão assuntos de importância em níveis nacional e regional que serão debatidos, e com apresentação de possíveis soluções. Além de também fornecer e traçar caminho para mudanças de longo prazo.

O Fórum Econômico Mundial para a América Latina é uma organização internacional localizada em Genebra, na Suíça, criada em 1971 por Klaus Schwab, seu atual presidente. O Fórum é responsável pela organização de encontros anuais na cidade suíça de Davos, com a participação e colaboração dos principais líderes políticos e empresariais do mundo. A próxima edição será no mês de janeiro.

Fórum Econômico Mundial da América Latina 2017

No início de abril deste ano, o ministro Marcos Pereira participou da edição do evento, em Buenos Aires. Um dos principais objetivos é fortalecer e aumentar o comércio entre Brasil e Argentina e com os demais parceiros da América Latina. Em 2017, a edição do WEF reuniu mais de mil empresários, ministros estrangeiros e altos funcionários e organismos internacionais em três dias de evento.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo de São Paulo

Fonte: MDIC