Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Operações de abril no Complexo Portuário de Itajaí apresentam resultados excelentes

Operações de abril no Complexo Portuário de Itajaí apresentam resultados excelentes
24/05/2018

O Complexo Portuário de Itajaí fechou o mês de abril de 2018 com saldo estável na movimentação de cargas. No encerramento do mês foram registradas 84 escalas efetuadas no Complexo (uma a menos que 2017), totalizando uma movimentação de 1.107.409 toneladas.

Mesmo com a diferença mínima na comparação anual do Complexo, os números são extremamente positivos para o Porto Público (berços 1 e 2) da APM Terminals Itajaí, que durante o mês de abril somaram em 32 embarcações, elevando a movimentação em 78% em comparação a abril de 2017.

A movimentação em toneladas foi o maior destaque, com 80% de diferença (APMT/Cais Comercial), quando comparado ao mês de abril de 2017. O Porto de Itajaí também registrou um aumento de 18.753 para 31.407 TEU’S (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), em relação ao mesmo período do ano anterior, apresentando um acréscimo de 67%.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcello Werner Salles confirma que os resultados positivos fazem parte da série de trabalhos e melhorias que a Superintendência vem praticando e agradece especialmente a todos que compõem a cadeia logística do Complexo Portuário de Itajaí, “Gostaria de registrar um agradecimento aos nossos usuários, importadores, exportadores, armadores, aos trabalhadores com vínculo e também aos avulsos, a APMT, aos representantes de órgãos intervenientes, aos membros do nosso Fórum Parlamentar catarinense que tem assegurado os recursos financeiros, ao Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Itajaí, aos membros que compõem a Comissão de Portos na Câmara de Vereadores, as Entidades Civis e de Classe, a comunidade portuária e principalmente a Deus, que tem nos dado saúde, tenacidade para todos juntos enfrentarmos as adversidades”.

“Essa parte de crescimento gira em torno de todas as ações que vem sendo realizadas no Complexo, como a tonelagem que aumenta a produtividade, que aumenta a quantidade embarcada, o ganho do armador, todas elas são frutos das melhorias, das dragagens que foram realizadas, o empenho que se teve durante esse ano e meio para atingir a cota de 14 metros que foram homologadas pela Delegacia da Capitania dos Portos“, destacou.

“A cidade pode ter orgulho do crescimento do Porto de Itajaí, pois não há outro porto hoje no Brasil que cresceu 80% em movimentação de tonelada, e isso realmente é um momento que devemos agradecer a todos que estão envolvidos, que através de muito esforço atingimos estes números. Posso acrescentar ainda que desde 2008, ou seja, após 10 anos, este foi o primeiro mês que as receitas geradas superaram as despesas ”, conclui Salles.

No ranking das exportações se destacam as mercadorias de Cerâmica e Vidros, que tiveram uma evolução de quase 140%, Madeira e Derivados 70% e no setor de importações, os materiais de Vidro e Cerâmica também tiveram um destaque de 80%, seguido de alimentos gerais com 73,5% e Plásticos e Borrachas com 53%.

“São duas questões que podemos avaliar. O padrão que está se mantendo, em termos de números de atracações realizadas agregadas ao nível de movimentação equilibrado e a movimentação de cargas também tem se mantido num patamar constante. Não crescemos mais por meios gerais porque o segmento de exportação de frangos e suínos ainda estão sofrendo as consequências do embargo Russo e Europeu. Outro destaque é que a nossa margem direita do Rio (Itajaí), continua mantendo um crescimento em exportações e importações, o que demonstra uma recuperação num nível de atividade de cais comercial, gerando maior atividade portuária, e por assim, receita e geração de empregos” conclui Heder Cassiano Moritz, Técnico em Nível Superior da Superintendência do Porto de Itajaí.

No Terminal PORTONAVE a movimentação realizada durante o mês de abril foi de 43 escalas elevando a movimentação acumulada do ano para 185 navios atracados, registrando-se uma queda de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 223 navios atracados. Sua movimentação total de cargas registrada no terminal durante o mês de abril foi de 721.848 toneladas, com 185 escalas, elevando a movimentação acumulada do ano para 2.802.981 toneladas, registrando-se uma queda de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, que somou 3.314.947 toneladas, com 223 escalas atendidas, observando-se um crescimento de 2% na movimentação de cargas por escala efetuada.

O terminal BRASKARNE registrou 3 escalas com 22.231 toneladas elevando a movimentação cumulada do ano para 11 escalas com 60.769 toneladas verificando-se um crescimento de 6% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 9 escalas com 41.581 toneladas movimentadas, observando-se um crescimento de 22% no número de escalas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já no Terminal TEPORTI foi registrado 5 escalas no mês de abril, com 11.272 toneladas elevando a movimentação acumulada do ano para 13 escalas com 27.959 toneladas, verificando-se um crescimento de 11% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 8 escalas com 25.198 toneladas movimentadas, observando-se um crescimento de 63% no número de escalas realizadas.

No terminal POLY TERMINAIS apenas uma escala foi registrada com 4.000 toneladas, verificando-se uma queda de 67% na movimentação de cargas em relação ao mesmo período do ano anterior, que totalizou 3 escalas com 12.000 toneladas movimentadas, observando-se uma queda de 67% no número de escalas realizadas.

Fonte: Porto de Itajaí via BrazilModal