GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

​Petroleiros anunciam greve nacional a partir de hoje

23-12-2016

Os sindicatos dos petroleiros anunciaram que iniciarão, a partir da 0h desta sexta (23) uma greve nacional para forçar a Petrobras a apresentar nova proposta para o reajuste salarial de 2016.

A mobilização começa na mudança de turno das refinarias e unidades operacionais e, pela manhã, deve atingir as unidades administrativas, informou a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que congrega cinco sindicatos com atuação em oito Estados.

Nos 13 sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP), as assembleias também aprovaram o indicativo de greve. Entre eles, está o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que atua na área das plataformas de produção de petróleo da Bacia de Campos.

As negociações entre Petrobras e sindicatos foram iniciadas em setembro. Desde então, a Petrobras melhorou sua oferta de reajuste duas vezes.

A última proposta é de aumento de 6% retroativo a setembro mais 2,8% a partir de fevereiro.

Além de um percentual mais alto, os sindicalistas reclamam da proposta de redução da jornada de trabalho em 25%, com corte equivalente nos rendimentos, que tem o apoio de um grupo de empregados da área administrativa.

Para os sindicatos, porém, a proposta é "um cheque em branco" e poderia se transformar "em uma ferramenta de gestão para assediar, punir e até mesmo demitir trabalhadores".

A Petrobras chegou a fazer um apelo aos empregados para que não aderissem à greve, alegando que cada dia de paralisação custa à companhia R$ 9 milhões com a mobilização de equipes de contingência.

Sindicatos e a direção da empresa discordam ainda em relação ao programa de venda de ativos da estatal, que prevê arrecadar US$ 34,6 bilhões até 2019 com a justificativa de que o dinheiro é necessário para reduzir o endividamento da companhia.

"Não é vendendo ativos que vamos sair dessa situação. Pelo contrário, estamos vendendo ativos que geram caixa para a companhia", argumentou nesta quinta (22) o coordenador da FUP, José Maria Rangel, em vídeo postado nas redes sociais para convocar a categoria para a greve.

Procurada, a Petrobras ainda não se manifestou.

Fonte: Folha de São Paulo/NICOLA PAMPLONA DO RIO via Portos e Navios

Artigos Relacionados: Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo atinge 44% de market share de importação Projeto faz empresas de SC alcançarem exportação mais rápido do que a média nacional Certificado de origem digital será exigido nas exportações para a Argentina a partir de abril ANTT divulga nota sobre a Política Nacional de Pisos Mínimos Terminais privados pedem menos barreiras para investimentos a partir do novo governo Seguro de transporte internacional precisa de incentivos para crescer Auditores fiscais prorrogam greve no Porto de Santos Balança comercial do mês de maio é afetada pela greve dos caminhoneiros Despachantes Aduaneiros devem ficar atentos a cadastros obrigatórios a partir de 22 de abril Greve de auditores fiscais e analistas tributários da Receita atrasa operações
​Petroleiros anunciam greve nacional a partir de hoje

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.