GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Porto de Paranaguá tem o melhor março da história com 4,9 milhões de toneladas movimentadas

11-04-2018

O Porto de Paranaguá registrou neste ano a melhor movimentação de sua história para o mês de março. Foram 4,93 milhões de toneladas operadas. O volume é 14,6% superior ao antigo recorde, de março de 2014, e foi puxado principalmente pelo aumento na movimentação de milho, farelo de soja e cargas gerais.

Com o resultado, o porto também atingiu a melhor marca da sua história para um primeiro trimestre do ano, com 12,73 milhões de toneladas importadas e exportadas de janeiro a março. O número é 9% superior ao melhor volume movimentado em um primeiro trimestre até então, alcançado no ano passado.

“A economia brasileira vem se recuperando, o campo continuou produzindo muito bem e, com a queda na safra americana de milho, os grãos brasileiros vão ganhar espaço nas exportações mundiais deste ano. O Porto de Paranaguá se preparou para isso e agora consegue absorver a alta na demanda dos seus usuários”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.

Nos primeiros três meses deste ano, 677 mil toneladas de milho foram embarcadas rumo ao mercado externo, quase o dobro do movimentado no mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 379 mil toneladas do grão.

O farelo de soja, granel vegetal de alto valor agregado, também teve um aumento significativo no período. Foram 463 mil toneladas embarcadas em março e 1,48 milhão de toneladas exportadas no primeiro trimestre do ano, o que representa uma alta de 52% em relação ao trimestre inicial de 2017.

Em março, por exemplo, o Porto de Paranaguá realizou o seu maior carregamento de grãos em um único navio. Foram 87 mil toneladas em uma embarcação que levou farelo de soja ao mercado europeu. “Além das reformas de repotenciamento do Corredor de Exportação, fizemos campanhas de dragagem que deram mais profundidade ao canal e permitiram operações maiores, como esta”, completa Fregonese.

Além dos granéis vegetais, o trimestre também registrou aumento na exportação de óleos vegetais (316 mil toneladas e 85% de alta), derivados de petróleo (1,25 milhão de toneladas e 38% de crescimento) e movimentação de cargas gerais (2,48 milhões movimentadas e 12% de aumento).

Fonte: APPA via Brazil Modal / Foto: Ivan Bueno

Artigos Relacionados: Pedidos de atracação de navios no Porto passam a ser totalmente eletrônicos Portos do Paraná têm recorde de investimentos e obras Temer lança editais da Norte-Sul, 12 aeroportos e 4 terminais portuários Movimento de cargas no Porto de Santos em 2018 mantém recorde e já ultrapassa 110 milhões de tonelad Governo vai publicar edital de concessão de aeroportos, ferrovia e portos no dia 29 Docas quer ampliar contrato com consórcio de dragagem do Porto Porto de Imbituba cresce 16% de janeiro a outubro, atrai novas cargas e projeta investimentos Dragagem no Porto do Rio Grande atinge meio milhão de m3 Obra vai triplicar capacidade de exportação do Porto de Paranaguá Portolog: novas portarias e automatização de acessos em Vitória e Capuaba
economia exportacao importação cargas Porto de Paranaguá

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.