Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Porto de Rio Grande alcança marca histórica de movimentação em setembro

Porto de Rio Grande alcança marca histórica de movimentação em setembro
18/10/2018

O Porto de Rio Grande alcançou em setembro a sua a maior movimentação da história. Pela primeira vez, em um único mês foram movimentadas mais de 4,3 milhões de toneladas. As informações são do setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande.

Quando analisado de forma isolada, setembro deste ano teve mais de 1,6 milhão de toneladas de grão de soja movimentado. Segundo o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, os números comprovam a capacidade do complexo:

— Os resultados mostram a plena capacidade do complexo portuário de Rio Grande de escoar a produção gaúcha para mais de 90 países e centenas de rotas comerciais que utilizamos. Os números registrados mostram agilidade e isso é um fator extremamente importante para a atração de novas cargas — afirma.

No acumulado do ano, o porto soma de janeiro a setembro 32,1 milhões de toneladas, um aumento de 3,4% quando comparado ao mesmo período de 2017. O complexo soja (óleo, farelo e grão) soma mais de 12,8 milhões de toneladas, crescendo 8,7% no período analisado. Até 30 de setembro, foram 2,4 mil viagens de embarcações, uma média de oito embarcações por dia.

A quebra do recorde é atribuída à capacidade operacional do porto.

— A Superintendência analisa esse recorde para um único mês como resultado da alta capacidade instalada nos terminais privados e nas operações do cais público. Além disso, o reflexo positivo da safra de soja gaúcha nos ajuda a obter esses resultados cada vez maiores — comemorou Branco.

A China segue sendo o principal destino das exportações com mais de 11,5 milhões de toneladas. Já a Argélia foi o país que mais enviou produtos ao Porto do Rio Grande, com 672 mil toneladas movimentadas.

Recorde

Apenas em outros cinco meses foram registrados movimentos de mais de 4 milhões de toneladas. Agosto de 2018 e maio de 2017 alcançaram cada um 4,1 milhões de toneladas. Junho de 2016 marcou 4,2 milhões de toneladas. Em 2015, foi a primeira vez que a marca de quatro milhões foi ultrapassada nos meses de maio (4,2 milhões) e agosto (4 milhões).

Fonte: Zero Hora via Portos e Navios