Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Portolog: novas portarias e automatização de acessos em Vitória e Capuaba

Portolog: novas portarias e automatização de acessos em Vitória e Capuaba
30/10/2018

As novas portarias de acesso aos terminais públicos do Porto de Vitória estão com 90% das obras prontas. Nesta fase de finalização dos serviços de engenharia, foi realizada visita técnica com especialistas nacionais e internacionais para validação da infraestrutura e debates sobre a implantação dos equipamentos de automação. O Porto de Vitória será o primeiro porto público do país a operar com essa tecnologia.

A vistoria foi realizada de 22 a 24 de outubro. Durante esses três dias, o vice-presidente da Certus Port Automation, Benjie Wells, e o CEO da Ergos Group, subsidiária no Brasil, Maxwell Rodrigues, junto com suas equipes técnicas e colaboradores da CODESA acompanharam a etapa das obras e debateram sobre a instalação dos equipamentos.

Segundo o presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro, a finalidade da visita “foi para avaliar a infraestrutura dos gates, que estão com 90% das obras concluídas para receber todos os equipamentos que farão a automação das portarias”.

Tecnologia de ponta

A vistoria foi capitaneada pelo vice-presidente da Certus, responsável pela automação dos gates do porto de Roterdã, o maior porto marítimo da Europa, localizado na Holanda. Benjie Wells também acompanhou a implantação do sistema nos portos de Algeciras, na Espanha, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

“As portarias de Vitória e Capuaba receberão equipamentos idênticos. É tecnologia high level que será implantada”, destaca o CEO da Ergos Group. A vistoria e as reuniões, segundo informou, definiram as últimas ações para integração do sistema com a Autoridade Portuária, e a validação de todos os processos de entrada e saída de caminhões e cargas.

Portolog

A obra de automação dos gates faz parte de um projeto da Secretaria Nacional de Portos (SNP), chamado Cadeia Logística Inteligente – Portolog. A Codesa foi a primeira companhia docas a iniciar o projeto e a obra, estimada em R$ 25 milhões, está em fase de conclusão.

A automação das portarias tem como um dos principais objetivos evitar as filas de veículos, tanto na capital como em Capuaba, Vila Velha. Os caminhões só entrarão no porto com horário pré-agendado: datas e horários de atracação dos navios passarão a ser sincronizados com o acesso dos caminhões, proporcionando agilidade e segurança.

O Portolog faz parte de uma série de inovações que estão sendo implantadas no Porto de Vitória. Até o final deste ano está sendo aguardada a homologação das novas profundidades do Canal e dos berços do Porto de Vitória e concluída a obra do novo Cais de Atalaia. A previsão é inaugurar todas as ações em dezembro, com a presença do presidente da República Michel Temer.

Fonte: Ascom Codesa via Portos e Navios