Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Projeto integrado à iniciativa da ANTT deseja otimizar o agendamento no Porto de Santos

Projeto integrado à iniciativa da ANTT deseja otimizar o agendamento no Porto de Santos
23/04/2015

Com base no plano da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dois alunos do curso de Ciências do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) elaboraram uma pesquisa para otimizar o agendamento de caminhões no Porto de Santos, em São Paulo.

O plano da ANTT prevê a implantação da identificação de caminhões pela radiofrequência, na qual os caminhões autorizados recebem uma etiqueta da ANNT que será lida em pontos estratégicos das rodovias brasileiras (já abordamos esse assunto no blog aqui). A partir dessa coleta de dados nas rodovias, a ideia dos alunos é rastrear os caminhões com destino ao Porto de Santos e, com base em sua velocidade média apresentada, calcular o tempo restante de sua viagem até o porto. Assim, os horários de recebimento dos caminhões podem ser flexibilizados para adiantar um caminhão dentro da agenda ou mesmo remarcar o horário de atendimento de um atrasado sem que haja prejuízo para a cadeia logística do porto.

O professor Caio Fontana, um dos orientadores da pesquisa, explica melhor: “Essa linha de pesquisa é de acoplar, ao sistema de agendamento que já existe Codesp, ferramentas de simulação em tempo real. A ideia é que você consiga, ao mesmo tempo em que sabe a capacidade de recebimento do terminal, ir adiantando os atendimentos e compensar com os atrasados, para não ter falhas no serviço”.

Leia mais no portal A Tribuna, em http://glo.bo/1Dj0eDq.