Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Suape assina primeiros contratos para exploração do truck center

Suape assina primeiros contratos para exploração do truck center
24/01/2018

O Complexo Industrial Portuário de Suape iniciou nesta semana o processo de assinatura dos contratos de adesão com as empresas autorizadas em explorar pátio de triagem e estacionamento para caminhões (truck center) nas imediações do porto, nos termos do resultado do edital de chamamento. As empresas Sulog e Enertec foram as duas primeiras a firmar compromisso. Outras cinco estão selecionadas e poderão fazer o mesmo nos próximos dias. O valor do investimento poderá chegar a R$ 15 milhões por pátio.

A assinatura ocorreu na sede da Empresa Suape, com a presença do presidente Marcos Baptista, do vice, Marcelo Bruto, e de diretores das duas companhias. Com o equipamento, os caminhoneiros vão contar com um local com pelo menos 500 vagas estáticas e infraestrutura necessária para esperar o início do descarregamento e embarque das cargas provenientes dos terminais localizados no porto organizado.

O contrato de adesão terá validade de 15 anos, podendo ser renovado por sucessivos períodos, já que não se trata de modelo de concessão. A contratada terá o prazo de 12 meses para implantar o truck center. As empresas credenciadas deverão oferecer os seguintes serviços de apoio ao motorista: sanitários e vestuários de uso gratuito; restaurante e lanchonete; atendimento médico de emergência; área de descanso e vivência; serviços de oficina, reparo e borracharia de caminhões.

A instalação do truck center vai disciplinar e regulamentar os veículos de transporte de cargas que acessam a área portuária. Diariamente, o porto recebe cerca de 2 mil caminhões, chegando a aproximadamente 2,5 mil em dias de pico. As 500 vagas estáticas podem ser divididas em duas áreas, próximas ou não, desde que localizadas dentro de uma área de até dois quilômetros do limite do Complexo de Suape.

Após a instalação do Pátio de Triagem e do Estacionamento, todos os caminhões que acessarem ao Porto deverão estar previamente agendados e triados. A triagem vai compreender os serviços de recepção, leitura de placas, interligação online com os sistemas logísticos de Suape e dos terminais, orientação do local de estacionamento e posterior despacho do caminhão conforme liberação do terminal de destino.

Fonte: Porto de Suape via Brazil Modal