Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Tufão atinge navio vindo da China para o Brasil e causa queda de contêineres no mar

Tufão atinge navio vindo da China para o Brasil e causa queda de contêineres no mar
06/09/2019

O navio SKYROS saiu de Shanghai na China em oito de agosto de 2019, com destino ao porto de Santos no Brasil, e três dias depois foi atingido pelo violento tufão Lekima.

O incidente foi comunicado em cinco de setembro, através de notificação enviada pela Ocean Network Express – ONE aos agentes de cargas, shippers e consignatários com cargas a bordo do navio que tiveram contêineres avariados ou que caíram no mar.

O SKYROS (IMO: 9695016, MMSI: 636016305) é um porta-contêineres construído em 2014 e atualmente navega sob bandeira da Libéria.

A passagem do tufão Lekima pela China chegou do mar, causou a morte de pelo menos 49 pessoas e dezenas seguem desaparecidas. Autoridades chinesas estimam que o Lekima provocou danos avaliados em US$ 3,5 bilhão.

Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, principalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

A previsão de chegada do navio no Brasil é 19 de setembro. Já se sabe que alguns contêineres foram perdidos e outros avariados, e quem tiver cargas nesse navio deve ficar atento aos procedimentos necessários para a liberação. Para aqueles com seguro de transporte internacional de importação, pedir orientação às suas seguradoras.

(*) Aparecido Rocha é insurance reviewer.

Fonte: Blog do Rocha, em 05.09.2019 via Editora Roncarati

Foto: Leandro Bastos