Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

​E-Commerce redesenha a logística das empresas

​E-Commerce redesenha a logística das empresas
17/08/2016

Na medida em que a atividade de e-commerce avança, o desenho da operação logística das empresas vai ganhando nuances completamente novas e adaptadas ao mercado.

Essa tendência vem sendo observada no mundo todo, porém foi especificamente levantada pelo Wall Street Journal com base na experiência da costa leste dos Estados Unidos. A área do entorno da Pensilvânia, incluindo os municípios de Harrisburg e York tem sido há muito tempo uma localização bastante procurada para o estabelecimento de grandes aglomerações de armazenagem. Os motivos vão desde as baixas restrições de zoneamento até as facilidades de acesso aos grandes centros consumidores e uma vasta quantidade de terras para construção, de acordo com o Wall Street Journal.

Entretanto, com os varejistas de olho em instalações cada vez mais próximas de seus clientes, os operadores logísticos estão reposicionando seus CDs para facilitar o atendimento à nova tendência de entregas, prometidas para o dia seguinte, ou até mesmo para o mesmo dia do pedido.

Entre os exemplos citados pelo WSJ estão as lojas da Wal-Mart, Dollar General, Uline, Ocean Spray e PetSmart, que trouxeram para a região de Lehigh Valley, na Pensilvânia – ao norte de Harrisburg e York, e próximo a Nova York – nada menos do que 650 mil m² nos últimos três anos. Além das gigantes do varejo, indústrias como Samsung, Stitch Fix e Isuzu Motors também firmaram contratos de arrendamento para grandes armazéns na área, que vão desde Lehigh Valley até a região central da Pensilvânia. No total, desde 2010, a região ganhou mais de 5 milhões de metros quadrados em centros de armazenagem e distribuição.

Segundo David Egan, diretor de pesquisas para a logística industrial da corretora CBRE, “na medida em que as cadeias de suprimento se tornam cada vez mais focadas em acessar um número maior de pessoas, em espaços de tempo cada vez menores, testemunhamos um esforço bastante significativo das empresas em tentar reproduzir na costa leste dos EUA as mesmas instalações que possuem no interior industrial (o chamado Inland Empire)”.

Com o objetivo de mensurar e acompanhar as tendências da armazenagem no mundo todo, a empresa de pesquisas e eventos relacionados à logística Transport Intelligence está realizando uma pesquisa que será divulgada ao mercado ainda neste ano. Para participar, basta preencher o questionário Global Warehousing & Logistics Networks 2016, que não exige identificação do usuário, clicando aqui.

Fonte: Guia Marítimo