Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Trânsito simplificado de cargas de exportação

Trânsito simplificado de cargas de exportação
16/01/2018

De acordo com a Notícia Siscomex-Exportação 0001, de 10/01/2018, para as exportações realizadas por meio de DU-E, já se encontra disponível a possibilidade de trânsito simplificado entre locais jurisdicionados por uma mesma unidade da Receita Federal, para a movimentação de contêineres e carga solta.

O trânsito simplificado permite que uma carga de exportação seja movimentada de um interveniente para outro, sem a necessidade de registrar um Documento de Acompanhamento de Trânsito (DAT), mesmo que eles se encontrem fora do local de embarque da DU-E ou, no caso de recintos, tenham coordenadas geográficas diferentes entre si.

Como condição para a realização da entrega e recepção sob trânsito simplificado, além de o interveniente que realiza a entrega ou recepção assinalar essa condição, é necessário que a URF tenha cadastrado no CCT a rota correspondente.

Podem ser cadastradas rotas referentes ao tempo esperado para a movimentação de cargas entre a origem e destino (recinto-recinto; recinto-CNPJ; CNPJ-recinto; e CNPJ-CNPJ) correspondentes aos diversos intervenientes que atuam na jurisdição da unidade.

Fonte: Sistema Integrado de Comércio Exterior – Exportação – Siscomex