Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Porto de Santos prevê fluxo de 178 mi de toneladas em 2029

Porto de Santos prevê fluxo de 178 mi de toneladas em 2029
27/02/2018

Novo estudo para o Porto de Santos prevê movimentação de 178 milhões de toneladas e crescimento de quase 38% da demanda em 2029.

Os dados são da versão preliminar do Plano Mestre do Porto de Santos, apresentado na semana passada, que utiliza como referência o Plano Nacional de Logística Portuária e propõe ações e melhorias de investimentos. O estudo é realizado a cada quatro anos.

O Plano traz avaliações considerando o setor operacional, infraestrutura de acessos, a gestão da Autoridade Portuária e as relações com o meio ambiente e entre o porto e a cidade. O estudo compara a capacidade de atendimento e a demanda de forma específica para cada grande segmento de carga até o ano de 2025.

O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, abriu os trabalhos de apresentação destacando que o objetivo do plano é propor metas e sugestões de um caminho embasado em regras, direitos e deveres, de forma clara, transparente e compartilhada. “Daí, a iniciativa dessa apresentação aos interessados para que se entenda o que será feito e a, a partir daí, receber contribuições que serão atenciosamente avaliadas”, frisou.

Agora, a versão preliminar do Plano será disponibilizada no site da Secretaria Nacional de Portos para ampliar a coleta de contribuições, validar as sugestões através Autoridade Portuária e Secretaria Nacional de Portos e, então, elaborar a versão final.

O Porto de Santos bateu recorde anual de movimentação de cargas em 2017, atingindo o total de 129,8 milhões de toneladas, alta de 14,1% ante 2016.

Fonte: DCI