Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Presidente da Codesp apresenta Hidrovia do Porto de Santos na Intermodal South America

Presidente da Codesp apresenta Hidrovia do Porto de Santos na Intermodal South America
16/03/2018

O presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Oliva, apresentou, durante a feira Intermodal South America 2018, a hidrovia do Porto de Santos. “Está é uma apresentação com mais detalhes técnicos em relação àquela que foi feita no aniversário do Porto”, explicou o presidente.  A hidrografia do Porto de Santos, nova opção de modal de transporte na região portuária da Baixada Santista foi lançada em fevereiro deste ano, durante as comemorações dos 126 do complexo portuário.

Falando para uma plateia de mais de cem pessoas, José Alex Oliva explicou que a projeção para o crescimento do Porto de Santos é de chegar a 150 milhões de toneladas em 2020. “Não há como fazer isso transportando contêineres apenas em caminhões”, afirmou o presidente da Codesp.

Em sua palestra, José Alex Oliva explicou como foi elaborada a hidrovia. Segundo ele, foi criado um grupo de trabalho envolvendo diversos agentes, como a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a própria Codesp. Um cronograma foi elaborado para trabalhar todas as etapas do projeto: conceito, avaliação, balizamento do canal, regramento da atividade. “O processo foi concluído em novembro, com a homologação pela Marinha”, disse o presidente.

José Alex Oliva demonstrou como está prevista a utilização deste modal no Porto de Santos, com as bases logísticas no Canal de Piaçaguera e uma extensão de 17 quilômetros até a Ponta da Praia. “Meu objetivo é ver barcaças de até 350 contêineres cruzando o estuário”, contou ele. Também será possível fazer a travessia de uma margem à outra do Porto.

A palestra foi concluída com o convite para os empresários: “nós, como Governo, demos a infraestrutura”, disse Oliva. “Cabe agora à iniciativa privada abraçar o negócio e gerar lucro, emprego e desenvolvimento”, frisou o presidente da Codesp.

Fonte: Codesp via Porto e Navios / Foto: Jorge Andrade