Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

RS movimenta cerca de 27,7 milhões de toneladas de produtos pelo Porto de Rio Grande

RS movimenta cerca de 27,7 milhões de toneladas de produtos pelo Porto de Rio Grande
18/09/2018

Cerca de 27,7 milhões de toneladas de cargas passaram pelo Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, de janeiro a agosto deste ano, segundo a Superintendência do Porto do Rio Grande. O montante representa crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

A soja continua sendo o principal produto movimentado. As 10,9 milhões de toneladas escoadas representam alta de 4,1% no período analisado. O farelo teve crescimento de 28,4%, totalizando 1,6 milhão de toneladas, enquanto o grão ultrapassou 9,1 milhões de toneladas. O desembarque de cevada teve alta de 181%, saltando de 34 mil para 95 mil toneladas.

Porém, a exportação de celulose também ganhou destaque. Foram enviadas para o exterior 2,1 milhões de toneladas, aumento de 38% em relação ao ano passado. O número puxou a alta de 10,3% registrada no envio de carga geral, que totalizou 8,1 milhões de toneladas.

“A movimentação de celulose, que foi uma operação fortalecida desde 2015 com o projeto da Celulose Riograndense, nos mostra o potencial hidroviário e a capacidade técnica do porto”, afirma o diretor superintendente do porto, Janir Branco.

O principal destino dos produtos exportados continua sendo a China, que recebe 59,2% da exportação a partir do Porto de Rio Grande. Os outros quatro principais destinos são Eslovênia, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos. Já a importação pelo complexo portuário tem como origem, principalmente, Argentina, Argélia, Estados Unidos, Marrocos e China.

Fonte: G1