Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Logística de Suprimentos

Logística de Suprimentos
09/06/2020 zweiarts

por Paulo Gomes

Gerenciar Fluxos é essencial, e sem um raciocínio lógico é impossível ter um processo eficiente, pois não haverá o uso inteligente dos recursos, pessoas e principalmente de informação.

Em face a esta necessidade nasce a Arte da Logística, a qual acredita-se ter nascido de militares ainda na antiga Grécia, que perseguiam essa eficiência para o abastecimento de armamentos, munições e alimentos de suas tropas que estavam em constante mudanças de posições.

Inevitavelmente, tal eficiência passou a ser perseguida também pelas empresas,  e uma das competências chaves da atual Logística Empresarial é a Logística de Suprimentos.

As relações entre as empresas e seus fornecedores e sua completa integração, dependem essencialmente do suporte da Logística de Suprimentos.

A aquisição de materiais precisa passar por um estudo da Logística de Suprimentos que fará uma avalição da infraestrutura do fornecedor, pois diariamente cresce a busca pela entrega do produto em quantidade, integridade e na hora certa. Prever e antever o tempo até a chegada do Pedido de Compra conforme demanda e fundamental.

Esse suporte passa por um planejamento seguido de uma implementação e controle de todo fluxo da movimentação de entrada, e quando inevitável, o armazenamento.

Importantes pontos que mantem uma Logística de Suprimentos eficiente são os mapeamentos de processos, implementações de tecnologias que tornem visível o rastreamento do produto, monitoramento do desempenho da operação que proporcionará informações para uma melhoria contínua,  e principalmente, treinamentos das equipes que devem ter uma visão ampla sobre todo o processo produtivo da empresa.

Entre os muitos resultados que podem ser alcançados por uma eficiente Logística de Suprimentos está a otimização de recursos, evitando desperdícios e consequentemente uma forte redução de custos, antecipando medidas de prevenção e mitigação de riscos, falhas e interrupções.

Outro importante resultado obtido pela atuação da Logística de Suprimentos é o desenvolvimento de relacionamento estreitos com seus fornecedores,  umas vez que suas boas práticas podem levar a negociação de melhores condições,  promovida mediante planejamentos de médio e longo prazo.

Em um mundo globalizado e de extrema competição, é impossível uma empresa alcançar níveis de excelência em seus negócios sem contar com uma logística de suprimentos eficiente. Esse e um desafio precisa ser enfrentado por empresas de qualquer porte, pois no Brasil os gastos na área de Suprimentos estão em níveis bem mais altos do que em outras nações.

A  Logística de Suprimentos é fator fundamental nas empresa, ela verdadeiramente agrega valor, desenvolve o seu posicionamento no mercado e a sustentabilidade de seus negócios.