Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Porto Sem Papel ganha nova função para otimizar informações de embarcações nos portos brasileiros

Porto Sem Papel ganha nova função para otimizar informações de embarcações nos portos brasileiros
19/06/2020 zweiarts

O Sistema Porto Sem Papel ganhou uma nova função com a proposta de facilitar e otimizar o registro das informações de estadia das embarcações nos portos brasileiros. A ferramenta Chegadas e Saídas é destinada aos agentes de navegação e administradores portuários e permite maior eficiência no registro das operações portuárias de atracação, fundeio e reatracação.

O Porto Sem Papel reúne informações dos armadores, através das agências de navegação, com detalhes sobre as embarcações que escalam em portos brasileiros. Todas elas são acessadas por autoridades como a Polícia Federal, a Marinha do Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), além da Autoridade Portuária.

Segundo a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, a nova função reduziu o tempo total de registro das informações em aproximadamente 15%, o que implica em uma economia de cerca de 2.500 horas de trabalho ao ano.

Antes da implementação, as informações de estadia das embarcações precisavam ser incluídas por meio de múltiplas telas. Agora, esses registros passam a ser realizados em tela única, mais intuitiva, que permite maior eficiência no registro da informação. Além disso, a ferramenta proporciona aos usuários do sistema maior transparência e confiabilidade das informações, além da redução do custo e do tempo necessários nas operações.

A nova funcionalidade garante a melhoria da qualidade e detalhamento dos registros. Agora, é possível utilizá-los na realização de estudos estatísticos e elaboração de painéis de informações. Segundo a Secretaria Nacional de Portos, esses avanços são revertidos em ganhos diretos à comunidade portuária, atingindo indiretamente toda a sociedade.

Segundo o gerente de Operações da Agência de Navegação Sagres, Max Cadaval, a nova funcionalidade tornou mais fácil a atualização das previsões de atracação. “A função Chegadas e Saídas deixou mais acessíveis e claras as informações para o porto e para as autoridades portuárias. Essa clareza eliminou as dúvidas e questionamentos que aconteciam com as informações que as funcionalidades antigas apresentavam”.

Fonte: A Tribuna