Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Os diferentes tipos de navio de carga

Os diferentes tipos de navio de carga
15/12/2021 zweiarts

Você já conhece sobre os diferentes tipos de navios de carga que são usados diariamente para realizar o transporte ao redor do mundo? O comércio marítimo é altamente importante para o comércio exterior e para a logística, com praticamente 90% das cargas do mundo ainda sendo transportadas via mar. Diferentes tipos de cargueiros foram criados ao longo dos anos para acompanhar as necessidades logísticas de transporte cada vez mais crescente, cada um com o objetivo de cumprir uma função específica, de forma que nenhum navio é igual ao outro.

GRANELEIRO

O navio de carga do tipo graneleiro foi pensado para o transporte de produtos que serão vendidos a granel sem a necessidade de uma identificação do fornecedor, como arroz, açúcar e até mesmo carvão. Toda a sua carga está localizada nos porões, que são cobertos com escotilhas hidráulicas para proteger a carga de ações do clima.

Devido a natureza da sua carga, ele necessita de terminais portuários especiais para poder descarregá-la.

PETROLEIRO

Idealizados para realizar somente o transporte de petróleo e derivados, ele não é capaz de transportar outros líquidos. Com um casco duplo para proteger contra danos ambientais e canos que permitem que o líquido ocupe a totalidade do navio e não esteja localizado em apenas um único lugar, facilitando assim a distribuição de peso.

Por causa da sua forma, eles conseguem navegar em águas rasas e acabam não entrando em portos e terminais portuários, indo direto para estações de distribuição realizar o seu carregamento e descarregamento.

PORTA CONTÊINERES

Provavelmente o tipo de navio de carga mais conhecido no mundo, eles são o principal meio de transporte de mercadorias empregado atualmente. Eles possuem uma espécie de guia para que os contêineres possam se encaixar no lugar e sejam equilibrados um com o outro.

O container se tornou um meio de carregamento popular justamente por causa do seu tamanho padronizado mundialmente, garantindo que um navio tenha sempre uma capacidade fixa de mercadorias que ele consegue carregar, facilitando o processo logístico.

NAVIO GASEIRO

Não muito conhecido, esse tipo de navio de carga serve com o mesmo propósito do navio petroleiro, onde substâncias que podem afetar o meio ambiente ou que podem ser consideradas perigosas são transportadas com um equipamento específico para evitar danos.

Cada um desses navios podem possuir diferentes modalidades de tanques de armazenamento, desde tanques que fazem parte da estrutura do navio, até tanques que são expansíveis para conseguir transportar várias quantidades de gases diferentes de forma segura.

NAVIOS ROLL ON-ROLL OFF

Também conhecidos como navios Ro-Ro, eles realizam o transporte de veículos que possuem rodas ou que são transportados sobre rodas. Esse tipo de navio de carga é como se fosse uma grande garagem interna, com altura ajustável para acomodar cargas de diferentes tamanhos.

Esse tipo de navio de carga é provavelmente o mais conhecido sem ter o conhecimento de que se trata de um cargueiro, pois modelos menores são comumente usados como balsas em vários lugares do mundo para permitir a travessia de veículos e pessoas ao mesmo tempo em trechos marítimos, é muito usado no dia-a-dia de cidades e locais que podem ser ligados pelo mar e que contam com grande fluxo de pessoas, como Santos-Guarujá.

COMO QUE EU ESCOLHO O NAVIO ADEQUADO?

Ficou na dúvida com tantas variedades de modal para a sua carga? Não se preocupe, a MAC Logistic cuida exatamente dessa parte para você, escolhendo a forma adequada para transportar a sua carga com segurança até o destino, lhe informando sobre todo o processo e ainda sobre como a escolha do modal foi feita, afinal, somos muito mais do que logística.