Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Como escolher o modal adequado para sua carga

Como escolher o modal adequado para sua carga
22/12/2021 zweiarts

Para que uma carga consiga chegar da forma adequada ao seu destino, é necessário que o transporte dela seja realizado da forma correta para diminuir o tempo de entrega, uma boa logística realiza esse procedimento para que problemas e imprevistos não aconteçam e a carga consiga chegar com segurança ao seu destinatário. Para que a escolha do modal adequado para carga seja realizado de forma correta, é necessário entender os benefícios e desvantagens que cada tipo de modal pode oferecer para o cliente. Abaixo separamos uma lista com as vantagens e desvantagens de cada um para que a escolha do modal consiga ser realizada baseadas em suas necessidades:

MODAL RODOVIÁRIO

O mais popular no Brasil para entregas de carga realizadas de forma interna, esse processo é muito utilizado por conta da baixa logística necessária para o transporte, com o transporte conseguindo deixar a carga diretamente com o cliente e a facilidade na hora da contratação.

Porém, a facilidade vem junto com riscos como o maior número de extravios da carga quando comparado a outros modais. Além disso, por conta da necessidade do pagamento de pedágios em rodovias e do maior tempo gasto, ele pode não ser a melhor escolha de modal para quem busca agilidade e baixo custo.

MODAL AÉREO

Não muito utilizado, o modal aéreo se dá principalmente por meio de aviões. Por conta de suas rotas exclusivas e da velocidade do seu meio, ele é a escolha perfeita para quem necessita de velocidade para a entrega de suas cargas, além de contar com rotas exclusivas, tornando ele o modal com a menor quantidade de perdas por extravios.

Porém, o custo elevado e a necessidade de um outro modal para fazer parte do caminho até o destino final tornam essa opção pouco utilizada. A capacidade de carga para viagens internacionais e até mesmo curtas quando comparada a modais marítimos também é um fator que pesa muito contra o modal aéreo. Por conta disso, ele acaba sendo a escolha adequada de modal para poucos casos, se tornando necessário apenas em questões de extrema urgência de transporte.

MODAL MARÍTIMO

Possivelmente o modal mais antigo de todos ainda em utilização, o transporte marítimo sempre foi extremamente importante para o comércio global. A sua facilidade em transportar grandes quantidades de carga e cruzar continentes ajudou no processo de globalização ao longo da história, além disso, ele também é o que possui o menor custo relativo quando comparado a todos os modais anteriores.

Os pontos negativos que podem pesar contra o modal marítimo e tirá-lo da opção de escolha do modal adequado se dão devido ao longo tempo de entrega, sendo o modal mais lento dessa lista e a dificuldade burocrática que encontramos em portos, fazendo com que a entrega possa demorar para ser liberada. Ele, assim como o modal aéreo, também necessita de um outro modal para que a entrega da carga seja finalizada.

MODAL FERROVIÁRIO

Muito popular no Brasil durante os séculos XIX e XX, ele foi perdendo forças e atualmente no século XXI não é mais utilizado ou possui investimentos iguais já chegou a possuir um dia, porém ele ainda é muito utilizado devido a sua baixa quantidade de acidentes e grande capacidade de carga, se tornando uma escolha de modal adequada para quem busca um transporte seguro porém sem querer os altos custos do modal aéreo.

Um dos pesares contra o transporte ferroviário se dá por meio do baixo investimento que ele vem recebendo nas últimas décadas, da necessidade do uso de outro modal para terminar a entrega em boa parte dos casos e de suas rotas com pontos de parada fixos, dificultando a entrega de cargas em locais que não são agraciados com paradas férreas.

A ESCOLHA FINAL

A logística irá sempre te ajudar a escolher a forma adequada para o transporte da sua carga, considerando os pontos positivos e negativos citados acima, sempre buscando uma maior segurança e rapidez para que você possa contar com os prazos corretos.