Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Logística Médica e o avanço da medicina na luta contra o câncer

Logística Médica e o avanço da medicina na luta contra o câncer
21/10/2021 zweiarts

Por causa da pandemia do COVID-19 a questão sobre o transporte de materiais hospitalares e vacinas ficou em evidência e causou muitas dúvidas sobre seu funcionamento. A logística na área de saúde pode ser complicada, principalmente pelo processo de otimização que se é necessário para um pleno funcionamento. A otimização de recursos se faz altamente necessária, pois o estoque e o armazenamento são limitados, porém qualquer falta de estoque pode significar um paciente que não conseguirá ser tratado da forma adequada, além disso, muito medicamentos precisam ser armazenados em uma temperatura adequada ou o seu consumo possuem uma data de validade, a atenção a esses fatores são essenciais em uma logística adequada e que erros podem ser a diferença entre um paciente ser tratado ou não.

Uma pesquisa da Navigant realizada em 2019 estima que os hospitais americanos podem reduzir seus custos de logística em até 17,7% com uma melhor otimização dos seus recursos, essa pesquisa também indicou que a cada 100 gerentes hospitalares, quase 50% ainda utilizam formas manuais de controle logístico. Uma melhor otimização nesse controle pode ajudar a reduzir os custos de estoque, diminuindo algum dos custos de alocação e a quantidade de execuções vazias, além disso, hospitais podem se beneficiar de um melhor cronograma de entrega para que eventuais atrasos ou até mesmo adiantamentos não causem problemas de estoque.

Como a logística hospitalar auxilia no tratamento de câncer

Neste século, com 99% do genoma humano sequenciado, o tratamento e o desenvolvimento de remédios para tratar diferentes tipos de câncer ficou mais fácil. Antigamente, tratamentos e medicamentos eram encontrados que praticamente ao acaso, já que a medicina ainda não conseguia entender as alterações que cada caso de câncer realizava no corpo humano, porém com o sequenciamento se tornou possível buscar as anomalias causadas pela doença e criar remédios e tratamentos efetivos para cada caso.

Infelizmente ainda estamos longe de uma cura definitiva para todos os tipos de câncer, mas com o avanço da medicina e principalmente da conscientização e do diagnóstico precoce e da prevenção – muito impulsionados pelo Outubro Rosa e o Novembro Azul, a doença já não é mais a sentença que já foi no passado. Porém, mais do que nunca, cada caso é um caso e necessita de diferentes tratamentos para buscar a melhor solução para cada paciente e como essas soluções são únicas.

E é por meio dessas soluções únicas que uma boa logística hospitalar é de extrema importância. Ter acesso de forma imediata ou rápida aos meios corretos de tratamento podem fazer toda uma diferença para os pacientes na hora de iniciar ou dar continuidade ao seu tratamento. Esse é o caso do tratamento da leucemia, por exemplo, que é tratada com um medicamento específico, a imatinibe, esse remédio foi desenvolvido especialmente para casos assim – doenças malignas, e não possui uso fora desses quadros, porém, ele é imprescindível para salvar vidas nesse caso.

Logística e otimização são extremamente necessários em todas as áreas

Uma boa otimização e uma logística adequada se mostram altamente necessárias em quase todas as áreas, seja na indústria, no comércio e até mesmo na saúde. Conseguir otimizar o seu espaço e pedidos, para poder ter sempre em mãos aquilo que necessita é um fator completamente diferencial.

A MAC Logistic é o parceiro ideal para quem busca um especialista em logística e pode ajudar a melhorar os seus processos de otimização e logística, auxiliando na resolução dos seus problemas e otimizando rotas, custos e o mais crucial de tudo, o tempo.