Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Logística é um dos fatores que mais encarece a produção rural

Logística é um dos fatores que mais encarece a produção rural
31/10/2014

Os pequenos agricultores já perceberam que investimentos em logística podem aumentar seu lucro – ou seu prejuízo. De acordo com o presidente da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC) e produtor, Dercílio Pupin, “dependendo da distância e das estruturas disponíveis, os gastos com transporte podem ultrapassar 60% do valor do produto”.

O produtor Luciano Gomes Rocha também reconhece a importância da logística integrada: “Para vender o produto só na roça, a gente não consegue ganhar nada, não tem lucro e nem consegue fazer o negócio crescer”. Para fazer seu negócio de flores decolar, Rocha já tem planos de médio prazo: adquirir um veículo modelo VUC. “Vai facilitar para o transporte de ferramentas para lavoura e para entregar a flor ao cliente, que vai chegar com mais qualidade”.

Jefferson Farra, agricultor há quase 30 anos, também pretende investir em um caminhão de pequeno porte para integrar mais a logística de sua produção de frutas e verduras. “Com ele, vou conseguir atender o Ceasa de São Paulo, por exemplo, onde a oferta e procura é bem maior. Aumentará a renda porque escaparei um pouco do atravessador. Para se ter uma ideia, a caixa que vendo para ele por, no máximo, R$ 30, ele consegue repassar por R$ 100″.

Leia mais no DCI, em http://bit.ly/1u1F7pd.