Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Risco Brasil cai ao menor nível em 11 meses

Risco Brasil cai ao menor nível em 11 meses
14/07/2016

Um dos indicadores mais usados pelo mercado financeiro para avaliar o risco Brasil caiu ao menor nível em 11 meses. Isso significa que o País se tornou mais confiável e que as chances de não pagamento de sua dívida ficaram menores.

Esse risco é medido por contratos chamados de Credit Default Swap (CDS) e, com a posse do governo em exercício, em maio, teve início um movimento de queda nesse termômetro. O pior momento havia sido em dezembro do ano passado, quando estava em 495,09 pontos.

De lá para cá, esse indicador vem apresentando uma reversão que foi intensificada depois dos anúncios de medidas saneadoras da economia e das contas públicas. Nesta quarta-feira (13), o CDS brasileiro caiu para 294,35 pontos, o menor nível desde 7 de julho do ano passado.

“Tem muito de cenário externo [nessa queda]. O juro está caindo no mundo inteiro. Mas você tem uma perspectiva de médio e longo prazos no Brasil um pouco mais organizada, o que também favorece [a queda do risco]”, argumentou André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimento.

Segundo ele, existe também a possibilidade de a taxa de juros real cair no País. “É algo que está no radar de todo mundo, porque, de fato, pode acontecer”, ponderou. “É evidente que há uma melhora no País, e isso impacta favoravelmente o CDS”, observou.

O que é CDS?

O CDS é um acordo entre duas partes: de um lado, uma instituição financeira compra proteção para a sua carteira de crédito; do outro, uma seguradora ou outra instituição vende essa proteção.

Se uma instituição financeira tem um CDS, ela tem uma espécie de seguro. Supondo que alguém comprou um CDS dos Estados Unidos, por exemplo, isso significa que ele tem um seguro para o caso de os Estados Unidos não honrarem sua dívida com essa pessoa ou instituição financeira.

O CDS é medido em pontos base. Se um País tem um CDS de 100 pontos, isso significa que o credor terá de pagar o equivalente a 1% de sua carteira de crédito para adquirir esse seguro.

O CDS do Egito, por exemplo, está em torno de 500 pontos, ou seja, se eu tenho R$ 100 de dívida desse país, teria de pagar R$ 5,00 para garantir o pagamento integral desse valor, mesmo no caso hipotético de o Egito decretar um calote.

entenda-o-que-e-credit-default-swap

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Fazenda e da Gradual Investimento